segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Parábola da Dracma perdida



A dracma é a menor moeda que se perde. Deus é comparado com a mulher que se preocupa em procurar o que se perdeu não importando o seu valor. Ela tinha 9 moedas e se empenha ainda em procurar a outra. Acende a lâmpada, varre a casa, e a procura diligentemente faz uma verdadeira faxina, não deixa um só canto sem ser revistado em busca da pequena moeda que se perdeu. Quando a encontra reúne as amigas e pede que se alegrem com ela. 

No verso 10 Jesus afirma: “de igual modo há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. 

Quando alguém peca se afasta de Deus, é como se escondesse de Deus, por isso essa afirmação de Jesus. A respeito de se esconder de Deus, veja o que fizeram Adão e Eva quando desobedeceram a Deus em Gn 3:8. 

"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim."

Veja também como Deus vai novamente conquistar seu povo que dele se tinha afastado, Os 2:14.

"Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração."

Nota-se que Deus atrai seu povo para si, o leva ao deserto e lhe fala ao coração.
Percebemos uma graduação e especificação na busca de Deus pelos que dele se afastam. 

Na Dracma perdida é a alegria pela menor das moedas que é encontrada (pelo ser humano considerado como menor ou mais pequeno = pecador).

Que Deus nos ajude para que saibamos nos deixar iluminar por sua Palavra e por sua Luz e que quando for necessário também ir à procura daqueles que estão afastados Dele, do seu caminho, da justiça, da paz, da fraternidade e do amor que unem e são a expressão da verdadeira vida cristã.

Deus abençoe.

(Desconheço o autor)

Link:
<https://www.youtube.com/watch?v=sh4SKjahvB8>


Leia mais em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A1bola_da_Dracma_Perdida>

Nenhum comentário:

Postar um comentário